Praias de Garopaba/SC: 6 praias lindas para você curtir

Por Joyce Parpinelli

Neste Artigo

Desde a gravidez, ficávamos fazendo planos para viajar com nosso filhote, claro que era um mix de sentimentos, uma certa euforia em levar nosso filho para viajar e os receios, que acredito que a maioria dos pais tenham… “e se ele sentir dor de ouvido”, “e se tiver cólica”, “gripe”, “febre”, enfim, se qualquer enfermidade gera um medo, imagine longe de casa…

Optamos por viajar quando ele completou 3 meses, e acho que foi um período bom, pois já estávamos mais adaptados a rotina com um bebê. Passamos na consulta com a pediatra, tiramos todas as nossas dúvidas e então, nos sentimos mais preparados para a primeira viagem.

Garopaba, Santa Catarina

O município de Garopaba fica ao sul, cerca de 100km de distância de Florianópolis e é conhecida como a capital catarinense do Surf.

O destino é perfeito para a prática de esportes como mergulho, surfe, windsurfe e pesca. Além das práticas esportivas, é possível observar as baleias Francas de julho a novembro, que migram da Antártida em busca de águas mais quentes e calmas para se reproduzirem.

Este foi o destino escolhido para a primeira viagem em família. Já tínhamos ido para Garopaba anteriormente, pois minha irmã e meu cunhado moram lá, mas como agora a nossa rotina de viagens mudou, tudo precisa ser mais planejado e tomar certas cautelas que são necessárias com o bebê, como a exposição ao tempo, melhor horário para sair, escolha de locais mais tranquilos, enfim, tudo que proporcione conforto e segurança. Como ficamos hospedados na casa da minha irmã, também facilitou a flexibilidade e logística para os passeios.

As praias de Garopaba são belíssimas! Nós conhecemos a praia da Ferrugem, Barrinha, Praia do Ouvidor, Silveira, Centro, Praia Vermelha e Dunas do Siriú.

Praia da Ferrugem e Barrinha

Com areia branca, fofa e mar agitado, a praia da Ferrugem é frequentada por jovens e surfistas.

De um lado a praia, e do outro uma lagoa com água calma e rasa que é perfeita para a diversão da criançada, então as famílias preferem ficar por ali! A água da lagoa se junta ao mar e também é ela que separa a praia da Ferrugem da praia da Barrinha.

Nós ficamos um bom tempo na lagoa, levamos a prancha de stand up paddle e a diversão foi garantida.

Entre as duas praias há uma pequena montanha, que dá para subir e apreciar a vista tanto para a lagoa, quanto para o mar e descendo há uma piscina natural deliciosa!

dfcdbacb 4ad9 4be5 a0fb c09e07426ee9
Lagoa da Barra

Praia do Ouvidor

É uma praia de mar calmo e areia dura e foi perfeita para levarmos o bebê, pois no dia estava ventando bastante e como os carros tinham acesso à Orla (o que hoje não é mais possível), pudemos ficar sentados ao lado do carro, a poucos metros do mar, enquanto o Luigi tirava sua sonequinha, tranquilo, no bebê conforto (claro que o carro estava aberto e estávamos lá junto com ele).

Para quem curte trilhas, é possível ir da praia do Ouvidor para a Barrinha (aproximadamente 40min) e do Ouvidor para a praia Vermelha (cerca de 25min).

Praia da Silveira

Na minha opinião, uma das mais bonitas… a praia tem algumas montanhas com partes cobertas por vegetação e o verde contrastando com a areia branca e mar ao fundo, forma um cenário lindo! O mar é bem agitado, com ondas fortes e cavadas, perfeito para os surfistas. A praia é quase deserta, a areia é grossa e meio alaranjada (de conchas moídas) e como é uma praia de tombo e ondas fortes, não é a ideal para banho de mar. Da para subir nas montanhas e tirar belas fotos. Há algumas casas nas montanhas, mas nenhuma na beira do mar.

Praia da Silveira

Praia do Centro

De mar calmo e areia branca, é ideal para ir com crianças. Como fica em uma área urbanizada, é a praia com melhor infraestrutura com vários bares e restaurantes próximos. O visual da praia é lindo e os barquinhos de pesca deixam a paisagem ainda mais especial. Beirando a praia é possível andar até o centrinho histórico com arquitetura antiga e bem conservada, além de uma linda igreja que fica no alto da cidade (Paróquia São Joaquim) e é mais um ponto para apreciar a bela vista da praia do centro de Garopaba.

Se chegar cedo na pracinha do centro histórico, é possível comprar peixe fresco direto com os pescadores.  

Praia do Centro Garopaba

Praia Vermelha

A belíssima praia Vermelha fica dentro de uma propriedade particular, que pertence à família Gerdau, e o acesso é apenas por trilha saindo da praia do Ouvidor ou praia do Rosa. Ambas trilhas são tranquilas para se fazer a pé, bem sinalizadas, estruturadas e durante o trajeto, uma vista mais linda que a outra para apreciar! A praia é praticamente deserta e atrai público variado.

Trilha Praia Vermelha.1

Dunas do Siriú

Fomos para as Dunas do Siriú na primeira vez que visitamos Garopaba (ainda sem o baby) e adoramos! Logo na entrada há locais para alugar o equipamento para a prática do sandboard. Há dunas de diversas alturas, então, até mesmo os mais iniciantes podem se divertir à vontade. O passeio rende muitas risadas, fotos lindas e algumas dores musculares dependendo do seu preparo físico…rs

O ideal é ir bem cedo ou ao entardecer quando o sol já está mais fraco! Sempre levar bastante água, pois o sobe e desce cansa muito e a sede aperta. No local onde alugamos o sandbord eles permitem tomar uma ducha!

Dunas Siriú

Compartilhe:
Autora: Joyce Parpinelli

Me chamo Joyce, e aqui, relato nossas experiências de viagens, passeios e tudo mais que possa ajudar outros viajantes, seja em viagens solo ou em família.  Sou bacharel em Turismo pela USJT, pós graduada em Gestão de Negócios com ênfase em marketing pela ESPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *