Fomos para Portugal três vezes e queremos voltar muitas outras. Dessa vez, montamos um roteiro para uma viagem de carro por 9 dias em Portugal.
E quer saber por que gostamos tanto desse país? Então, aqui vão algumas qualidades:
Portugal é um país cativante com uma história e arquitetura que enchem os olhos e a alma, comida espetacular, doces deliciosos, pessoas muito educadas e de quebra, você atravessa o oceano atlântico e ouve a língua portuguesa lá do outro lado do mundo, isso te faz se sentir em casa… são tantos atributos que fica até difícil descrever.
Como se locomover em Portugal
Nós optamos por alugar um carro, pois além da facilidade por estarmos com um bebê, gostamos de ter a liberdade de horário, trajeto e parada. Outro benefício, é que com carro é possível se hospedar um pouco mais distante do centro e economizar com hotéis.
Apesar de termos alugado o carro no momento do nosso desembarque no aeroporto de Lisboa, a dica é que deixe para pegá-lo apenas quando estiver saindo da cidade para outros destinos, pois a melhor forma de conhecer Lisboa é a pé e utilizando o transporte público, quando necessário.
Veja nosso roteiro de Portugal em 9 dias – uma viagem de carro de Lisboa até a cidade do Porto
Lisboa (duas noites)
Nossa chegada em Portugal foi por Lisboa, a bela capital Portuguesa. Voamos pela empresa TAP, de São Paulo, em um voo direto que durou cerca de 10 horas.
Então, como já estávamos de carro resolvemos ir diretamente comer um delicioso prato português, o Bacalhau! Seguimos então, para ao restaurante D´Bacalhau que fica às margens do Rio Tejo, no Parque das Nações, a cerca de 5km do aeroporto.
O local onde fica o restaurante D´bacalhau, é uma área gastronômica com várias opções de restaurantes e lá comemos um delicioso bacalhau acompanhado de um vinho português para estrear nossa chegada na terrinha.
Nós ficamos um dia e meio em Lisboa e conseguimos visitar vários pontos turísticos, mas para aproveitar melhor, o ideal é ficar pelo menos três dias e dividir os passeios entre:
- Centro histórico: Alfama, Castelo, Baixa, Cais do Sodré e Chiado.
- Belém – Torre de Belém, Confeitaria dos Pastéis de Belém e museu MAAT
- Parque das Nações, Oceanário e Príncipe Real
Os pontos turísticos de Lisboa que visitamos:
Miradouro de Santa Luzia
Torre de Belém
Casa dos Pastéis de Belém
Monumento padrão dos descobrimentos
Sacadeira Cabral e Gato Coutinho
A Brasileira do Chiado
Poeta de Chiado
Miradouro das Portas do Sol
Évora (passeio de 1 dia)
De Lisboa seguimos para a cidade de Évora, o trajeto de carro leva cerca de 1h30.
A cidade fica na região do Alentejo (área compreendida pelos distritos Portalegre, Beja e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, além de claro, Évora) sendo assim, a maior região de Portugal em termos de área.
A cidade que é um Patrimônio Mundial Unesco desde 1986, pode ser visitada em um dia!
Os pontos turísticos de Évora que visitamos:
Igreja de São Francisco
Capela dos ossos
Templo Romano
Aqueduto da Água de Prata
Setúbal (duas noites)
Passamos o dia em Évora e seguimos para Setúbal, um trajeto de cerca de 100km e ainda deu para aproveitarmos um pouquinho da noite!
Fizemos o check-in no hotel, deixamos as malas e fomos jantar no delicioso restaurante Martroia, onde comemos o prato típico da região “Choco”. A ideia era ficar apenas uma noite em Setúbal e aproveitar o dia seguinte inteiro, mas tivemos um sério imprevisto nessa cidade, contamos tudo aqui (não deixe de ler se for para Portugal) e foi preciso ficar uma noite a mais.
Os pontos turísticos de Setúbal que visitamos:
Praia de Galapinhos
Quinta da Bacalhôa
Casa e Museu José Maria da Fonseca
Fortaleza de São Filipe
Sintra e Cascais (Passeio de 1 dia)
Sintra é um Patrimônio Mundial Unesco rica em beleza cultural por seus palácios e o que eles representam historicamente e também natural, pois fica em uma área de serra. Normalmente as pessoas reservam apenas um dia para Sintra e Cascais, mas apesar de a distância entre as duas cidades ser muito pequena, a nossa dica é que reserve um dia inteiro para Sintra, assim não fica muito cansativo e pode-se aproveitar melhor os passeios. Uma opção é conhecer a vila de Cascais no período da tarde, pernoitar lá e ir para Sintra na manhã seguinte.
De Setúbal para Cascais são cerca de 80km.
Cascais é uma vila litorânea e um encanto, vale muito a pena ficar algumas horas para explorá-la. Como tivemos um imprevisto em Setúbal, o que reduziu nosso roteiro, visitamos apenas um dos lugares mais conhecidos, que é a Boca do inferno e seguimos para Sintra (17 km adiante).
Sintra é um Patrimônio Mundial Unesco rica em beleza cultural por seus palácios e o que eles representam historicamente e também natural, pois fica em uma área de serra. Normalmente as pessoas reservam apenas um dia para Sintra e Cascais, mas apesar de a distância entre as duas cidades ser muito pequena, a nossa dica é que reserve um dia inteiro para Sintra, assim não fica muito cansativo e pode-se aproveitar melhor os passeios. Uma opção é conhecer a vila de Cascais no período da tarde, pernoitar lá e ir para Sintra na manhã seguinte.
Os pontos turísticos de Sintra que visitamos:
Parque e Palácio Nacional da Pena
Quinta da Regaleira
Castelo dos Mouros
Confeitaria Piriquita (não deixe de comer o famoso doce “travesseiro”, na tradicional confeitaria)
Peniche (Uma noite)
De Sintra, seguimos para pernoitar em Peniche e foram cerca de 100km.
Peniche foi uma bela surpresa! Uma cidadezinha litorânea, bonita e muito agradável. No dia que chegamos estava tendo um evento, o Festival de sopa de Peniche, e pudemos vivenciar um pouquinho da cultura local.
Praia Baleal
Mercado Municipal de Peniche
Óbidos, Nazaré e Fátima (Passeio de 1 dia)
Óbidos – 25km de Peniche
Possui uma vila fortificada e ruas estreitas no estilo medieval, que por si só é um charme. O segredo é andar bastante pelas ruas de pedras.
Alguns destaques de Óbidos
Ruas de Óbidos
Castelo de Óbidos
Nazaré – 40km de Óbidos
Famosa por suas ondas gigantes e que atrai surfistas do mundo todo, Nazaré fica em um ponto estratégico para quem vai de carro de Lisboa até Porto e vale a pena uma parada!
Da para conhecer a charmosa vila de pescadores e também subir no Forte de São Miguel Arcanjo de onde se avista as ondas gigantes. Infelizmente no dia que fomos estava ventando e garoando bastante e não foi possível ir até o farol.
Praia de Nazaré
Centro e funicular
Fátima – 50km de Nazaré
De Nazaré seguimos para Fátima que é um destino característico para pessoas com interesses religiosos, já que os pontos turísticos são relacionados a aparição de Nossa Senhora de Fátima.
A maior parte deles, inclusive, ficam dentro da Basílica de Nossa Senhora de Fátima. São eles: Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Basílica da Santíssima Trindade, Capela das Aparições, Sala das Velas, Museu de cera. Outro ponto turístico é a Casa dos pastorinhos, que fica a 2km da Basílica.
Porto (1 noite)
Nosso último destino em Portugal fica ao norte e é a segunda cidade mais populosa do país. O trajeto de Fátima até a cidade do Porto tem distância de cerca de 200km.
Com uma bela arquitetura, importante historicamente, excelente gastronomia, vinho do Porto “direto da fonte”, e paisagens lindíssimas, a cidade do Porto não deve, de forma alguma, ficar de fora do seu roteiro. É lá também que fica um dos principais cartões postais do país, a ponte Luis I. Nossa sugestão é que reserve, no mínimo, dois dias inteiros para conhecê-la.
Os pontos turísticos da cidade do Porto que visitamos:
Jardim do infante Dom Henrique
Torre dos Clérigos
Palácio de Cristal
Cais da Ribeira
Palácio da Bolsa
Quer continuar pesquisando sobre Roteiro em Portugal? Indicamos PORTUGAL – Um roteiro completo no blog Turismo de Primeira. Nossos amigos também montaram um trajeto bem interessante que inclui outras cidades como Aveiro e Viseu.
Se você também gosta de explorar aqueles lugares pequenos, lindos e que muitas vezes, não são tão conhecidos pelos turistas. Leia no blog Descobrir Viajando o post: 5 localidades fora do roteiro em Portugal. A autora, é Portuguesa, então tem dicas bem especiais.
Uma resposta
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.