Enfim fomos conhecer um pouquinho da África, especificamente a África do Sul e ao desembarcarmos em Joanesburgo pegamos outro voo de 2h10min até Cape Town. Essa foi a primeira viagem internacional do nosso baby, ele estava com 4 meses e completou 5 durante a viagem.
De clima praieiro, agradável e cercada por montanhas, a cidade de Cape Town é comumente comparada ao Rio de Janeiro e tem muitas atrações turísticas! Na verdade, tem tanta coisa para fazer que acho que seriam necessários uns 10 dias por lá! Nosso roteiro foi de 4 dias, veja o que conseguimos visitar neste período:
Table Mountain
Um paredão enorme, cinza com vegetação em sua base e que tem seu topo plano, por isso o nome “mesa”, pode ser visto praticamente por toda a cidade, é como um plano de fundo, belo e imponente. Para subir a Table Mountain pega-se um teleférico, mas o trajeto também pode ser feito por trilha e lá de cima é possível ver toda a cidade.
Quando fomos estava um nevoeiro muito intenso e também ventava bastante, mas mesmo assim conseguimos aproveitar o passeio. Por ser um local alto e com vista para toda a cidade é preciso sempre conferir as condições climáticas para visitar, levando em consideração também que o teleférico pode deixar de operar em situações de tempo ruim. O local é bem alto e precisa levar um agasalho mesmo em dias de sol, pois venta muito.
V&A Waterfront
São várias as atrações do complexo V&A Waterfront, que valeria um post inteiro só pra ele! O complexo fica na área portuária de Cape Town, a céu aberto e é um grande centro comercial, cultural e gastronômico, o Shopping Center Vitoria Wharf fica lá e atrações como Aquário, roda gigante e museus, também é de lá que partem os barcos para a Robben Island. Mais duas atrações imperdíveis e que ficam uma ao lado da outra é o Food Market e a Nobel Square.
Robben Island
A Robben Island é onde fica a prisão em que Nelson Mandela cumpriu 18 anos de pena, o barco para visitar a Ilha sai da V&A Waterfront.
Cabo da Boa Esperança e Cape Point
Essa é uma área também faz parte do Parque Nacional Table Mountain e possui duas grandes atrações que são o Capo da Boa Esperança e o Cape Point. A região possui praias desertas, penhascos com paisagens deslumbrantes e vida selvagem.
Para chegar ao Cabo da Boa Esperança vá pela rota cênica Chapman’s Peak, com paisagens de tirar o fôlego, e reserve um dia inteiro para o passeio que também pode incluir a Boulders Beach.
Cabo da Boa Esperança
Este local, que além de belo, tem grande importância histórica, foi contornado pela primeira vez em 1488 por Bartolomeu Dias, que estava em busca de novas rotas para chegar ao Oriente. Devido aos fortes ventos e tempestades durante a navegação, Bartolomeu o nomeou de Cabo das Tormentas, mas ao retornar para Portugal, o Rei D. João II deu o nome de Cabo da Boa Esperança em homenagem aos grandes feitos.
Ali você encontra a famosa placa que menciona ser o ponto mais ao Sudoeste do continente africano.
Cape Point
No Cape Point há um farol antigo que foi construído para alertar os navegadores sobre as rochas, mas ele ficava em um ponto tão alto que passava a maior tempo encoberto pela neblina e foi desativado. Para subir o até o farol, pode-se ir andando ou ir de funicular pago.
Boulders Beach
A famosa praia que abriga a colônia dos pinguins fica em Simon´s Town, cerca de 50km do centro de Cape Town e pode ser visitada no trajeto para o Cabo da Boa Esperança. A praia é de areia branquinha e água calma e cristalina, você verá pinguins africanos de pertinho. Infelizmente estávamos com o roteiro apertado e vimos alguns pinguins na trilha externa da praia. O ideal é reservar algumas horas para curtir a praia e ficar pertinho dos Pinguins. A praia é privativa, então paga-se uma taxa para entrar.
Signal Hill
Este é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Cape Town, o alto da montanha reserva uma bela vista para o oceano, a orla de Sea Point e o bairro de Green Point onde fica o Cape Town Stadium e as casas coloridas de Bo-Kaap.
Onde nos hospedamos
Há muitas opções de hospedagem na cidade, nós ficamos no Lady Hamilton, um hotel 3 estrelas com quarto confortável e equipe extremamente simpática! O hotel fica cerca de 5km dos principais pontos turísticos de Cape Town e nosso quarto tinha uma bela vista para a Table Mountain.
Onde comer
Restaurante – Nelson´s Eye, um Steakhouse com pratos deliciosos
Fizemos nosso check-in no hotel quase no horário do jantar e pedimos referência de um restaurante próximo, nos indicaram o Nelson´s Eye, que ficava apenas a 5 minutos a pé do hotel e que sorte a nossa, pois a comida era excelente e se tornou o nosso restaurante predileto por lá! Vale muito a pena conferir! O menu inclui carnes como de avestruz e antílope. Também foi por lá que provamos uma das melhores sobremesas – “Malva Pudding”, comemos a mesma sobremesa em outros lugares de Cape Town, mas nenhum se comparava ao do Nelson´s Eye.