Imagine um mercado, mas em que os vendedores e compradores ficam em pequenos barcos na água. É mais ou menos assim que é o Mercado Flutuante Dumnoen Saduak (Floating Market) e este é um dos mercados mais populares da Tailândia.
O Floating Market Dumnoen Saduak fica a aproximadamente 100km de Bangkok, na região de Ratchaburi.
Apesar de atualmente essa experiência ser muito voltada ao turismo, lá você poderá vivenciar um pouco dessa antiga tradição da Tailândia e também apreciar cores, sabores e cheiros que a visita proporciona.
No passado, o comércio da Tailândia era feito principalmente pelos rios e canais e o Damnoen Saduak foi construído para ligar o rio Mae Klong às vias fluviais da China, sendo o canal mais longo da Tailândia.
Como é a visita ao Floating Market Dumnoen Saduak
Para ir até o Floating market, nós compramos o passeio em uma agência em Bangkok. O tour sai pela manhã, mas vale salientar que quanto mais cedo você for, melhor, para assim pegar o local com menos turistas e consequentemente, mais tranquilo.
Ao chegar no destino, um barco a motor faz um passeio pelos canais e te leva até o píer do Mercado flutuante. No trajeto, você pode observar as casas que ficam à beira dos canais.
Ao chegar no mercado flutuante, você paga a passagem para o barco que irá navegar pelos canais. Já este barco, é a remo, pois é proibido ligar os motores nessa área.
O mercado flutuante é repleto de barquinhos com pessoas comprando, vendendo e trocando mercadorias. Lá você encontra comidas, que são preparadas ali mesmo nos barcos e também frutas, legumes, sorvete, artesanato, entre outros. Sendo assim, aproveite para provar o sorvete de coco e também é um momento interessante para provar alguma fruta exótica da Tailândia.
Os barquinhos são muitos e circulam em ritmo lento. Dessa forma, quando eles param para que seja feita a compra há um congestionamento.
Na lateral do canal, há uma área coberta com várias barracas que vendem artesanato e comida, andando um pouco mais, você também encontrará pessoas com animais silvestres como cobras e macacos que são utilizados para fotos com os turistas.
Como ir ao mercado flutuante Dumnoen Saduak
Sem dúvida, a forma mais fácil de ir até o mercado flutuante, é comprando o passeio em uma das diversas agências que há em Bangkok. Nós fomos apenas para o Dumnoen Saduak, mas os tours podem incluir outros como por exemplo, o Mercado do trem Maeklong.
Vale salientar que o tour inclui apenas o transporte até o mercado e retorno ao seu hotel. Sendo assim, ao chegar no mercado flutuante você precisa pagar o bilhete para ir nos barcos.
De ônibus
Se você quiser ir por conta própria até o Dumnoen Saduak, também é possível, entretanto acho que a a economia vs tempo adicional e desgaste físico não vale a pena.
Os ônibus partem do terminal do Sul da rodoviária de Bangkok e o trajeto dura cerca de duas horas.
De Taxi
Outra opção, é pegar um taxi, neste caso, seria interessante negociar com o motorista a inclusão de outros passeios no roteiro.
Importante saber que existem outros mercados flutuantes próximos a Bangkok como o Amphawa Floating Market, Khlong Lat Mayom Floating Market, Taling Chang Floating Market e também o, já citado, mercado do trem Maeklong.