Joanesburgo ou “Joburg” como é chamada carinhosamente é a capital de negócios e a cidade mais populosa da África do Sul. Para conhecer a cidade, dois dias são suficientes, mas se estiver só de passagem, em um dia inteiro é possível visitar alguns dos principais pontos turísticos.
Como chegar em Joanesburgo
O principal aeroporto da África do Sul é o Aeroporto Internacional Oliver Tambo (JNB) que fica em Joanesburgo e recebe voos do mundo todo. O nosso voo foi pela cia Latam partindo de São Paulo – voo direto com cerca de 9h de duração.
Exigências para visitar a África do Sul
Não é necessário visto para a África do Sul, entretanto a vacina contra febre amarela é obrigatória e precisa ser tomada no mínimo, 10 dias antes da data da viagem. Para comprovar, é preciso apresentar a carteira internacional de vacina no momento do check in e também na chegada. Veja aqui tudo que precisa para emitir o certificado de vacinação internacional
Moeda
A Moeda na África do Sul é o Rand Sul Africano (ZAR).
Idioma
A África do Sul tem onze línguas oficiais, sendo duas delas as mais utilizada pela população.
O Zulu é o idioma mais falado pelos Sul Africanos (23%), seguido pelo Xhosa (16%) e Afrikaans (13,5%) e em seguida vem o inglês (10%), apesar de estar em quarto lugar, o inglês é compreendido nas áreas urbanas e não tivemos nenhuma dificuldade em nos comunicar no idioma com as pessoas locais.
Segurança em Joanesburgo
A cidade de Joanesburgo é violenta, então é preciso ficar atento. Não é recomendado andar a pé em áreas que não são turísticas, também é preciso seguir regras básicas como manter bolsas para frente, carteira, celular e câmeras bem guardados e evitar andar sozinho(a) ao anoitecer. Mas não se preocupe, com os devidos cuidados é possível visitar a cidade tranquilamente. Felizmente ou infelizmente, como brasileiros, já estamos acostumados com este tipo de precaução e tiramos de letra.
Como se locomover em Joanesburgo
Com exceção do Gautrain, que liga o aeroporto a alguns bairros de Joanesburgo, o uso do transporte público não é aconselhável para os turistas, então, para conhecer a cidade as opções são alugar um carro (lembrando que a mão é inglesa), utilizar taxi de redes credenciadas ou Uber.
Nós utilizamos o Uber. Quando o motorista chegou para atender nossa corrida, fechamos um valor para que ele nos levasse nos pontos turísticos que queríamos conhecer.
Onde se hospedar
A cidade é grande e com bairros distantes, então escolher a hospedagem não é uma tarefa tão simples. Também é importante ressaltar a questão da segurança na escolha.
A região mais indicada para a hospedagem dos turistas é Sandton, que possui complexos hoteleiros seguros e como é uma área mais sofisticada, também é mais cara.
Outros bairros a serem considerados para hospedagem em joanesburgo são:
Rosenbank – bairro residencial e com algumas redes hoteleiras e bastante comércio, lá há o shopping Rosebank mal.
Melrose – onde fica o Melrose Arch, um conhecido complexo com shopping e restaurantes. O bairro fica próximo a Rosenbank.
Melville – Bairro tranquilo um pouco mais afastado do centro, com bares e restaurantes.
Pontos turísticos que visitamos – Roteiro de dois dias
Museu do Apartheid
Um museu que choca! É obrigatório para se entender um pouco da história da África e a segregação racial. Logo na entrada já sentimos o impacto e a tristeza desse fato da história.
Soweto
Um bairro turístico, alegre, com arte de rua, um local bom para passar algumas horas e aproveitar para almoçar. A Vilakasi Street é a principal, pois é onde fica a casa de dois ganhadores do prêmio Nobel – Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu. Neste bairro também fica a Orlando Towers.
Museu casa de Nelson Mandela
Local em que Nelson Mandela viveu entre 1946 e 1962, fica na Vilakazi Street.
A visita é rápida pois o local é pequeno. Interessante para ver algumas fotos de família e artigos pessoais de Nelson Mandela.
Orlando Towers ou Soweto Towers
Uma usina de carvão virou um ponto turístico e neste local, é possível pular de bungee jump, saltar em queda livre, escalar paredes ou jogar paintball. Os grafites das torres mudam constantemente.
Nelson Mandela Square
É uma praça com uma escultura enorme do Nelson Mandela e fica no meio do shopping center de Sandton City. A área é bem agradável e tem bons restaurantes, além disso, possui uma fonte que faz a alegria da criançada, que se divertem se molhando nela.
Outros pontos turísticos importantes para incluir na sua lista:
- Top of Africa
- Gold Reef City
- Museu África
- Bairro de Maboneng
- Bairro Braamfontein
- Constitution Hill