Listamos aqui os 9 lugares imperdíveis para conhecer na Riviera Francesa! Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre este destino!
Sobre a Riviera Francesa
A costa litorânea do Sul da França é chamada de Riviera Francesa e também é conhecida como Côte d’Azur (Costa Azul). Com sua extensão de 200 km de muita beleza natural oriunda de suas montanhas com vegetação e de seu mar mediterrâneo de cor azul turquesa, a belíssima região é considerada uma das mais caras do mundo.
Além disso, uma mistura harmoniosa de cultura, arte e eventos em um cenário natural único atrai pessoas do mundo todo para seus festivais como carnaval de Nice, o festival internacional de cinema de Cannes e também para as competições de fórmula 1 em Mônaco.
Apesar de ser conhecida pelos grandes eventos, a Riviera Francesa possui pequenos vilarejos medievais, que podem ser uma bela surpresa aos visitantes.
Quando ir a Riviera Francesa
A região é ensolarada praticamente o ano todo, o que torna seus invernos menos rigorosos do que em outros destinos da França, então pode ser visitada em qualquer época do ano. Entretanto de abril até setembro os dias ficam mais quentes sendo então, a melhor época para quem deseja curtir as praias.
Como se locomover na Riviera Francesa
Como as cidades ficam bem próximas umas das outras, a melhor forma de conhecê-las é de carro, pois você terá mais liberdade de parada e praticidade na locomoção. Portanto, o ideal é que você alugue um carro para poder aproveitar o melhor da região com mais tranquilidade.
Agora, conheça os 9 lugares imperdíveis na Riviera Francesa
Antibes
Entre Cannes e Nice, Antibes está entre as cidades mais visitadas da Riviera Francesa e concentra o maior porto de iates particulares da Europa, neste destino, você também pode conhecer o Museu Picasso.
Cannes
A cidade é muito famosa por sediar o grande evento mundial de cinema, o Festival de Cinema de Cannes. Já para passear a beira-mar, o calçadão Boulevard de la Croissette é um dos pontos mais famosos, sendo considerado um Patrimônio Cultural da França.
Além disso, a avenida possui muitas lojas de grife, hotéis de luxo e é nela também que fica o Palais des Festival. Você também deve incluir o centro histórico no seu roteiro, lá você encontra um ambiente agradável com boutiques, restaurantes e cafés.
Èze
Fica entre Nice e Mônaco e se divide em Èze sur mer (praia) e Èze Village (vilarejo). Sendo o vilarejo na parte alta da cidade, o que permite ver o mais belo panorama da Riviera Francesa.
Falando de sua arquitetura, Èze possui ruas estreitas e casas de pedra de estilo medieval sobre penhascos com vista privilegiada para o mar e dizem que a beleza de Èze inspirou personalidades como Nietzsche, onde inclusive tem uma trilha com o nome dele “Chemin de Nietzsche”.
Mônaco
O pequeno país independente do Sul da França é puro glamour, sendo famoso pelas competições de fórmula 1 que acontecem em suas avenidas e também pelos luxuosos cassinos de Monte Carlo.
Menton
Um pouco mais tranquila que outros destinos da região e logo após Mônaco, fica a cidade de Menton, que é conhecida por sua fachada colorida. Por ser uma cidade que faz fronteira com Ventimiglia, na Italia, possui muita influência do país vizinho em sua gastronomia e arquitetura. Menton conta ainda com muitas sorveterias, cafés e bistrôs.
Nice
Nice é a maior cidade da Costa Azul e a preferida dos visitantes para hospedagem na Riviera Francesa, normalmente ela é escolhida como base para bate e volta nas regiões próximas.
É um destino que oferece muitos atrativos naturais e culturais. Em sua cidade velha se concentram muitos bares, restaurantes e lojas, já na orla, a Promenade des Anglais permite apreciar as praias e beleza do local.
Saint-Paul-de-Vence
Saint-Paul-de-Vence é fortificada e uma das cidades medievais mais antigas da Riviera Francesa, possui um centro histórico com ruas estreitas, floridas e charmosas e portanto, é um cenário muito fotogênico. Ela era frequentada por muitos artistas e intelectuais como Picasso e Matisse.
Saint-Tropez
A animada Saint-Tropez é repleta de boutiques famosas, restaurantes de luxo e bistrôs. Mas é no verão sua atmosfera fica ainda mais badalada com festas a beira mar que ficam lotadas e por falar em praia, Pampelonne é a mais conhecida da cidade.
Uma curiosidade sobre Saint-Tropez é que este é o local onde vive Brigitte Bardot e inclusive há uma estátua em sua homenagem.
Villefranche-sur-Mer
Villefranche sur Mer fica do ladinho de Nice, porém é mais tranquila que sua vizinha. O Porto e a cidade velha com construções coloridas em estilo barroco italiano são as atrações principais do local. Lá também é onde fica a segunda casa mais cara do mundo, o luxuoso imóvel fica na Villa Leopoldo e é avaliada em um pouco mais de 500 milhões de dólares e pertence a uma brasileira, a Lily Safra.
Esse foi um pequeno resumo dos 9 lugares imperdíveis, mas toda a Riviera Francesa é magnífica então, se tiver tempo, eu altamente recomendo explorar mais este destino. Primeiramente porque é um daqueles lugares em em que dá vontade de tirar foto de cada ângulo. O segundo ponto é que poder olhar para o mar quando se está no alto de alguma montanha, apreciar a beleza das praias e ainda conseguir incluir passeios culturais é simplesmente maravilhoso!
Uma resposta