Nice é uma cidade que fica no Sul da França, especificamente na área que é conhecida como Riviera Francesa, ou Côte d’Azur (costa azul) e possui cerca de 350.000 habitantes. Por estar entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas, Nice é uma mistura de beleza natural com requinte o que, consequentemente, a torna muito glamurosa e um colírio aos olhos.
Outra referência sobre Nice, é que ela é a segunda cidade mais visitada da França (só perde para Paris), sendo um destino procurado principalmente no verão europeu.
Já no inverno, acontece o principal evento da cidade, o Carnaval de Nice, que atrai milhares de visitantes. Estivemos em Nice uma semana antes do carnaval e pudemos ver alguns carros alegóricos sendo preparados e o clima já festivo da cidade.
Além disso, o entorno de Nice também é muito interessante para passeios de bate e volta, ficando a apenas 33 km de Cannes, 20 km de Mônaco e é bem próxima da fronteira com a Itália.
Como chegar em Nice
Como do Brasil não há voos diretos para Nice, é necessário fazer uma conexão em algum ponto da Europa como Paris ou Madri.
De qualquer forma, o acesso à Nice é bem fácil, pois o Aeroporto Internacional Côte d’Azur tem voos para cerca de 30 países e a rede ferroviária SNCF conecta Nice às principais cidades.
No nosso caso, voamos da cidade do Porto para Nice com a Ibéria, pois estávamos em Portugal e demos continuidade na viagem, sendo um voo com 2h20 de duração.
Quando ir a Nice
Nice fica ensolarada praticamente o ano todo, então, em qualquer época será uma viagem agradável, mas a alta temporada vai de junho a setembro, que são os meses mais quentes.
Veja a temperatura média para cada mês aqui.
Como se locomover em Nice
Como do Brasil não há voos diretos para Nice, é necessário fazer uma conexão em algum ponto da Europa como Paris ou Madri.
De qualquer forma, o acesso à Nice é bem fácil, pois o Aeroporto Internacional Côte d’Azur tem voos para cerca de 30 países e a rede ferroviária SNCF conecta Nice às principais cidades.
No nosso caso, voamos da cidade do Porto para Nice com a Ibéria, pois estávamos em Portugal e demos continuidade na viagem, sendo um voo com 2h20 de duração.
O que fazer em Nice
Passear pelo Promenade des Anglais
Um passeio por Nice, inclui obrigatoriamente, andar pelo calçadão da Promenade des Anglais, ou La Prom, como é chamada pelos moradores.
A avenida a beira mar, que possui uma extensão de 7km, tem um calçadão para pedestres e ciclovia. É um local excelente para se caminhar ou pedalar e observar a bela praia de Nice (que no lugar de areia tem pedras) e certamente, suas palmeiras que acompanham toda a orla, complementam o visual. Mas se quiser apenas se sentar e curtir a vista, há cadeiras azuis colocadas estrategicamente para essa finalidade.
É na Promenade des Anglais também onde estão localizados os hotéis mais luxuosos, como o Negresco.
Certamente, conhecer um lugar tão lindo e um dos principais cartões postais de Nice nos deixa ainda mais chocados em imaginar que ali aconteceu um atentado terrorista como o de julho de 2016.
Castle Hill (Colina do Castelo)
Sem dúvida, o grande destaque da Castle Hill é a vista e muitas fotos que se vê da cidade de Nice são tiradas deste ponto. Outras atrações do local são as ruínas de um antigo castelo que foi destruído em 1706 a pedido do rei Luis XIV, há também uma cachoeira artificial, uma área de parque e um cemitério histórico.
Da Promenade des Anglais é possível avistar o Castle Hill lá no alto. Este ponto turístico fica na cidade velha de Nice e o acesso é pela Praça Garibaldi, que pode ser feito por degraus ou por um elevador que é gratuito.
Praça Garibaldi
Certamente, a praça Garibaldi é um local muito agradável de conhecer. Ela possui uma mistura de arquitetura, gastronomia e arte, que inclui um monumento em homenagem a Giuseppe Garibaldi e está sempre movimentada.
Então, aproveite para sentar-se em uma das mesas dos restaurantes e tomar um café e também conheça a capela Chapelle du Saint Sepulcre que fica ali próximo.
Não deixe de incluir uma visita noturna na região, pois ela fica ainda mais bonita iluminada.
Praias de Nice
São um pouco mais de 7km com 20 praias públicas e 15 praias privadas na bela costa Azul de Nice. As praias são de águas calmas e possuem pedras no lugar de areia.
Nas praias públicas, alguns estabelecimentos oferecem espreguiçadeiras por um custo adicional, de qualquer forma, você pode simplesmente estender sua canga ou toalha.
Já as praias particulares são delimitadas e podem ser usufruídas mediante a pagamento de acesso, sendo pagas também facilidades como espreguiçadeiras, guarda-sóis e demais confortos.
Parque Mont Boron
Sem dúvida, o Parque Mont Boron, que fica na colina de mesmo nome, é mais um ponto privilegiado para se apreciar a vista de Nice. De lá você pode ver a Promenade des Anglais e do outro lado a marina, casinhas pitorescas e vegetação.
Fort du Mont Alban
O Forte fica dentro do Parque Mont Boron e é uma antiga fortificação militar que foi construída no século XVI, sendo um cenário lindo para fotos pois de lá, se tem uma bela vista para a baia de Villefranche e Nice.
Nós visitamos apenas a parte externa, mas ele possui um pequeno museu em seu interior.
Vieux Nice (Cidade Velha)
Dedique um tempo para andar pela charmosa cidade velha de Nice.
Ela é formada por ruelas estreitas, de pedra e construções históricas, muitas lojinhas de souvenires, bares, restaurantes e feiras.
Mercado Cours Saleya
O mercado de flores, Cours Saleya, é uma feira ao ar livre que possui uma área dedicada para flores e outra para frutas e verduras, também há comidas típicas e barracas de souvenires.
Se quiser conhecer a barraca mais popular, visite a Chez Theresa, que costuma formar uma fila para comer a “socca” (um tipo de panqueca feita com grão de bico) ou se preferir um pouco mais de conforto, também há várias opções de restaurantes circundando a feira.
Então, se você gosta de vivenciar um pouco da cultura local, inclua o Cours Saleya no seu roteiro. Ele fica na Vieux Nice, próximo a Promenade des Anglais.
Museu Matisse
O Museu Matisse é o principal museu de Nice, ele fica em uma ampla área de Jardim na Colina de Cimiez e reúne uma coleção permanente do artista que, junto com Picasso e Duchamp, é considerado um dos maiores artistas do século XX.
O museu faz parte de um complexo que inclui arenas e ruínas romanas, jardim com oliveiras e o mosteiro de Cimiez.
Caso queira incluir mais museus em seu roteiro de Nice, abaixo estão outros 5:
- Marc Chagall National Museum
- Musée Massena
- Palais Lascaris
- Musée d’Art Moderne Et d’Art Contemporain
- Musée des Beaux Arts
Monastério Notre-Dame-de-Cimiez
O Monastério fica bem próximo ao Museu Matisse, no bairro Cimiez e foi fundado no século XI por monges beneditinos.
Atualmente ele é um mosteiro franciscano com um pequeno museu que retrata o modo de vida, também dos franciscanos, ao longo do tempo. Do mosteiro faz parte um belo jardim com uma grande variedade de flores e algumas frutíferas.
Catedral Ortodoxa Russa São Nicolau
A Catedral São Nicolau pode ser avistada de longe e por vários pontos da cidade, tamanha é sua imponência. Sendo sua arquitetura inspirada nas igrejas de Moscou, é o maior templo ortodoxo russo da Europa Ocidental.
Para conhecê-la é necessário seguir o código de vestimenta que não permite ombros de fora, shorts e decote.
Praça Masséna
A praça Masséna é a principal praça de Nice. Ao redor dela há várias lojas, restaurantes e hotéis. Também é na Praça Masséna que acontecem os principais eventos como as tradicionais feiras de Natal e festa de Carnaval.
Ela fica próxima as avenidas mais conhecidas, entre a cidade velha e a cidade nova e perto também da Promenade des Anglais.
Jardim Albert I e Promenade du Paillon
O Jardim Albert I e o Promenade du Paillon são dois parques que ficam próximos a Praça Masséna. Estes parques possuem brinquedos para as crianças e fontes e você pode apreciar a bela arquitetura francesa. O Promenade du Paillon, é famoso pelos seus jatos de água, que refrescam e fazem a alegria da criançada.
Porto de Nice
Invista algum tempo para passear pelo Porto e tirar belas fotos dos barcos e iates. Você também pode passear de barco pela Côte d’Ázul e ter uma outra perspectiva da cidade ou ir de balsa para destinos como Mônaco, Ilha de Córsega e Sardenha, nada mal, não é mesmo? O Porto fica na Vieux Nice e perto dos pontos turísticos.
Onde se hospedar
Se quiser ficar próximo dos principais pontos turísticos, busque acomodações na região do Vieux Nice, como mencionamos anteriormente, também há várias opções de bares, restaurantes nas proximidades.
Se estiver buscando opções mais econômicas, você encontra alguns hotéis com preços mais acessíveis próximo a região do aeroporto, mas claro, estará um pouco mais distante dos pontos turísticos.
Na Promenade des Anglais há muitas opções de hotéis, mas por ser de frente para o mar, a maioria dos hotéis são de luxo e consequentemente com valores elevados.
3 respostas
Amei! Já salvei essas dicas. Sou doida pra conhecer!
Fico muito feliz que as informações tenha ajudado Elizabeth 🙂
Tenho certeza que irá gostar muito. Abraços
Ótimo site!
Parabéns!!!
Desejo-lhes sucesso.